Evangelismo e discipulado

A matéria de evangelismo e discipulado, que integra o currículo do Escola para a Vida, tem como intenção refletir a temática da vivência da fé relacionada ao contexto da contemporaneidade. Para conseguir atingir este objetivo, o conteúdo é desenvolvido a partir da prática de Jesus Cristo, fazendo uma análise da sua relação com os apóstolos, discípulos e as multidões que o seguiam, demonstrando sua ação evangelizadora e discipular de forma integral e relacional. Com isso, é pretendido conectar a prática de Jesus Cristo com a realidade dos estudantes, debatendo as possibilidades de vivenciar o evangelismo e o discipulado em sua experiência de fé cotidiana, com um olhar comunitário, voltado a construção de uma rede de contatos que possibilita, evangelismo, crescimento pessoal e grupal, e a solidificação de uma comunidade de apoio.

A escolha em observar a prática de Jesus Cristo como referência da matéria, se dá pelo fato de Ele ter realizado as ações evangelísticas e de discipulado de modo interconectado, demonstrando que a vida cristã é um processo de evangelismo e discipulado constante, e relacionado a todo e qualquer espaço e situação, em uma estrutura integral e relacional. Está perspectiva quebra com o dualismo que é comum dentro da construção conceitual de muitas igrejas, ou seja, as pessoas entendem que evangelismo e discipulado são processos distintos e separados, como se fosse possível fragmentar estás práticas na vida cristã. Em Jesus Cristo vê-se o evangelismo e o discipulado conectados, mantendo as suas particularidades em relação à intenção e prática, porém, jamais separados, sendo experimentados na caminhada da vida, relacionado a vivência do cristianismo, em um modelo que atinge a pessoa de modo integral e relacional. Quando olhamos para o evangelismo e o discipulado desta forma, é possível compreender a amplitude da vida cristã e seus desafios, mas, também, o quanto cada etapa é uma oportunidade de experimentar e compartilhar o evangelho, ou seja, evangelizando e discipulado.

Por esta razão, a matéria de evangelismo e discipulado é conectada com a de desafios universitários, construindo uma interconexão intencional, pois o contexto em que a pessoa está inserida influencia na formação humana, que envolve todos os aspectos da vida, abrangendo a esfera material e espiritual, numa complexidade que relaciona os princípios éticos da fé cristã à sociedade. Sendo assim, é extremamente importante, na realidade atual, estruturar o conceito e a prática de evangelismo e discipulado à vida cristã cotidiana, tendo em mente os desafios enfrentados pelos cristãos, ao viver em uma sociedade com tamanha pluralidade. Diante disto, para lidar com as situações da vida cotidiana é fundamental caminhar em conjunto com outros cristãos, construindo uma comunidade que auxilia no fortalecimento da fé. Neste sentido, o modelo de prática adotado por Jesus Cristo (integral e relacional), é simples e efetivo, contemplando a necessidade apresentada na contemporaneidade, uma vez que, propõe o desenvolvimento de vínculos entre os cristãos, na construção de uma rede, estruturada na constante vivência em comunidade, onde a verdade é apresentada e vivenciada para o enfrentamento das mais diversas situações da vida cotidiana. Através desta rede de contatos, o evangelismo, o crescimento pessoal e grupal, e a solidificação de uma comunidade de apoio, torna-se uma realidade, exercendo um importante papel relacional na vida cristã.

Portanto, com a referida matéria e seus conteúdos, espera-se que o estudante consiga criar vínculos com outros cristãos, que entenda a importância da vida cristã e encontre em Jesus Cristo a referência para evangelizar e viver o discipulado. Ainda, com os conteúdos desenvolvidos reflexivamente, espera-se alcançar o encorajamento e ação vivencial, com os estudantes avaliando a sua vida de fé nas ações do cotidiano, promovendo evangelismo e discipulado no contexto em que estão inseridos.