Coordenação acadêmica da FACTECON: Um compromisso acadêmico e missional

A FACTECON em sua missão educacional visa formar líderes cristãos aptos a interpretar a sociedade e vivenciar na prática do cotidiano os princípios fundamentais da fé cristã. Com tal desafio em mente, a equipe diretiva da instituição (reitor, coordenador acadêmico e comitê) buscam formas de providenciar que o objetivo citado seja alcançado. Para tal, no presente texto atentaremos para as funções atribuídas ao coordenador acadêmico, que a partir do último concílio está sob encargo do pastor Neimar Plack Brauwers, para que assim, toda a IECB compreenda a complexidade e a seriedade atribuídas na prática educacional aplicada na FACTECON. Dentre as muitas funções ligadas ao cargo, o foco será sobre duas: 1) a questão etimológica da palavra coordenador, para ser compreensível a sua estrutura de atividade; e 2) a gestão educacional relacionada a função dentro da FACTECON, considerando o parâmetro acadêmico e vocacional pastoral.

Ao olhar para a etimologia¹ da palavra coordenador é perceptível a sua relação com a ideia de caminhar junto, superando as diferenças, enquanto mobiliza o trabalho de forma coletiva. A função de coordenador acadêmico no campo da gestão envolve um processo de "mobilização da competência e da energia das pessoas coletivamente organizadas para que, por sua participação ativa e competente, promovam a realização, o mais plenamente possível, dos objetivos de sua unidade de trabalho, no caso, os objetivos educacionais" (LÜCK, 2011, p. 21). Ainda, para V. H. Paro (2003, p.12) a função de coordenação precisa considerar, em seu papel administrativo, que o mesmo não acontece no vazio, mas está atrelado a um contexto histórico que envolvem interesses e necessidades de pessoas e grupos, que precisam ser consideradas e atendidas.

Vivemos em uma sociedade que tende ao abandono da verdade, que apresenta uma incerteza diante da realidade, conduzindo a um desespero existencial em muitas pessoas. É uma vida sem esperança, onde o abandono da verdade de Deus desencadeia a uma vida sem parâmetros objetivos a serem seguidos. Dentro deste contexto, as instituições de Ensino Cristão, como a FACTECON, têm como missão desafiar os seus estudantes a buscarem a verdade de Deus, e assim, pensar a vida tendo como parâmetro os princípios da vida cristã. É uma tarefa que exige do coordenador a unificação das temáticas tratadas nas mais diferentes áreas de estudo, buscando manter uma cosmovisão² cristã e confessional, ao tempo que confere aos estudantes, por meio das atividades desenvolvidas pelos professores, os desafios reflexivos que possibilitem análises e ações acadêmicas e missionais.

Diante disto, é fundamental considerar que a FACTECON, como a instituição de ensino da IECB, não está somente preocupada com as questões educacionais, mas sim com sua missão de ensino teológico, intelectual e espiritual, cujo compromisso é preparar pastores e líderes para o trabalho na seara do Senhor. Desta forma, o seu foco está voltado a um preparo no estudo da Bíblia, na prática da piedade, no trabalho do caráter pessoal e no fervor missionário, para que cada estudante seja capacitado à obra no Reino de Deus. Este é um desafio que ultrapassa os limites da gestão e administração e adentra o campo da vida cristã, aliando preparo acadêmico de qualidade com uma vida que reflete a vontade de Deus.

Sendo assim, o coordenador acadêmico não está sozinho em sua ação dento da instituição, mas em conjunto com toda a equipe diretiva e professores, busca os melhores caminhos para que os estudantes sejam qualificados de forma apropriada nas temáticas teológicas e acadêmicas, quanto na sua vida cristã. É um caminho duplo que visa suprir as necessidades que a sociedade atual demanda, quanto ao preparo acadêmico e a vida cristã, para que os princípios de fé esperança sejam observados ao longo do cotidiano da vida e na atividade profissional dos estudantes formados na FACTECON.

Referências

JUSTO, Maria Christina. Coordenação de curso no ensino superior: atuação, funções, possibilidades e limites. 2013. Tese. Doutorado em Educação: Currículo. Pontifica Universidade Católica de São Paulo – PUC. São Paulo, 2013.

LÜCK, H. A gestão participativa na escola. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

NICODEMUS, Augustus. Cristianismo na Universidade: A prática da integração da fé cristã à academia. São Paulo: Vida Nova, 2019.

PARO, V. H. Administração escolar: introdução crítica. São Paulo: Cortez, 2003.

Glossário

¹ Etimologia: É o estudo da origem histórica das palavras.

² Cosmovisão: É uma maneira de ver o mundo de acordo com aquilo que se crê.